12 de fevereiro de 2012

Frivolitê


Desconhecia esta técnica, mas na revista "Make - Arte e Design para o bem viver" deste mês (ou melhor bimestre (?), ela é bimestral!) trás uma matéria pequena sobre o Frivolitê. Eu adoro a revista porque ela vem cheia de novidades sobre artesanato, e vem com um caderno de explicações para algumas coisas que contem nela. Eu procurei o que significava o frivolitê e encontrei no Agulha de Ouro uma explicação.
"A denominação frivolitê, essencialmente francesa, é adotada em quase todos os países da Europa; entretanto os italianos nomeiam a técnica de 'occhi', enquanto nos países de língua inglesa é chamada de 'tatting'. A técnica pode ser resumida em uma sequencia de nós e picos que formam círculos e semicírculos, e estes compõem uma rica trama rendada."

Encontrei um passo-a-passo no blog Renata Cantinho do Artesanato.
Abaixo, seguem algumas imagens bem bacanas, que mostram a técnica sendo usada de diversas formas. Assim que eu tiver um tempinho, e que o meu Scanner resolver funcionar, eu volto para postar a matéria da Make sobre o frivolitê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário